Por um Mesmo Contemporâneo Geográfico
Gary Burgi
Retina.Paris8-Labo
AIAC
resumo: Quando vamos a Istambul para uma bienal de arte contemporânea, se trata
este de um modelo e de uma linguagem estética universal visto que falamos
de arte contemporânea de um país para o outro, de um pavilhão
para o outro?
A hipótese trabalhada nesta
comunicação é que a arte dita "contemporânea" seria uma forma
estética do capitalismo que se adapta a todas as situações e fronteiras, senão
problemáticas, virtualmente insuperáveis. O risco é que, pelo fato de se dizer
a cada situação contemporânea (nova, atual), não percebemos que ela pode ser
superada (senil, não atual), então superável, não em termos de tempo, mas em
termos estéticos e éticos (fardo). A idéia da superação das fronteiras
temporais, éticas e estéticas, é um fator de contemporaneidade?
Experiencias compartidas
Pilar Gracia
Universidad Sevilla
La idea del arte como actividad que nos permite superar nuestros límites individuales
Cómo hacer algo sobre arte hoy, sin estar asediado por el conocimiento de todo lo hecho, y lo que se esta haciendo. Cómo defender nuestra mirada primera
¿La ordenación clásica de las diferentes expresiones artísticas, puede ser aplicada a la realidad actual?. Nuestro momento ha visto aparecer y crecer artes “nuevas”, además asiste a un entrecruzarse de toda posible manifestación estética,
La innovación en las artes plásticas partiendo del profundo conocimiento de lo anterior, en un mundo cada vez más dependiente de lo tecnológico
Las herramientas digitales, como “auxiliares”.
Diálogos da arte brasileira com a história da arte
Dilson Rodrigues Midlej – Professor Assistente
de História da Arte da
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
Geisa Lima dos Santos – Discente UFRB / Bolsista PIBIC
Fapesb
Deisiane Pereira Dias Barbosa – Discente UFRB / Bolsista
PIBIC Fapesb
Romielle Evangelista – Discente UFRB / Bolsista PIBIC UFRB
Lucas Alves Oliveira da Silva – Discente UFRB / Bolsista
PIBIC Voluntário
resumo: Esta comunicação aborda
e comenta as relações de ressignificação e reutilização de imagens tomadas da
História da Arte e recontextualizadas na produção contemporânea brasileira, o
que resulta na criação de novas significações às produções recentes e no
reposicionamento das “velhas” imagens a novos contextos, atendendo aos valores
e à sensibilidade contemporânea. A comunicação apresenta resultados parciais de
pesquisa de Iniciação Científica realizada por quatro discentes da graduação em
Artes Visuais da UFRB, sob a orientação do Prof. Dilson Midlej, discute
conceitos como apropriação de imagens, ressignificação, uso do vídeo para fins
artísticos e são tomadas como base para análise tanto obras da História da Arte
ocidental, quanto da produção brasileira de arte.
palavras-chave: Ressignificação de
imagens; Apropriação de imagens; Artes visuais na Bahia; Arte brasileira.
A Piratagem e as Fronteiras nas Artes Visuais
Bruno
Zorzal
Retina.Paris8-Labo
AIAC
As tensões
de nossa época se fazem sentir nas estratégias e práticas artísticas a nós
contemporâneas.
resumo: Hoje, entre procedimentos bastante heterogêneos, as práticas artísticas nas quais podemos individuar a piratagem, isto é, a utilização, a novo fim, de produtos já existentes, imagens já produzidas, se fazem a cada dia mais presentes e visíveis.
resumo: Hoje, entre procedimentos bastante heterogêneos, as práticas artísticas nas quais podemos individuar a piratagem, isto é, a utilização, a novo fim, de produtos já existentes, imagens já produzidas, se fazem a cada dia mais presentes e visíveis.
Se por um
lado este início de século vê a generalização da dita "era do acesso"
- onde os compradores dão lugar aos utilizadores e a noção de acesso substitui
aquela da propriedade -, de outro, os artistas que se aventuram a tocar a
inércia dos signos e das imagens ao nosso redor as (re)utilizando ao interno de
seus processos criativos, estes se encontram no meio de uma guerra jurídica.
Para pensar estes fatores e paradoxos ao interno da problemática do
colóquio, nos questionamos: como estes procedimentos questionariam as fronteiras
da arte? De que maneira e segundo quais critérios poderíamos conceber, pensar a
prática pirata (em "ruptura circunstancial" com a sociedade) como um
elemento que age para a extensão das fronteiras do sensível e do inteligível na
arte? Da mesma forma, diferentes práticas caracterizam diferentes artes?
Corpo e afeto: a dimensao emocional da vestimenta
Renata Pitombo
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
resumo: O corpo e o corpo vestido expressam nossos humores e o que sentimos mais profundamente, bem como nos abre ao mundo, as coisas e aos outros. Nesse sentido, a presente comunicacao pretende reivindicar com mais ênfase o lugar do afeto envolvido na dinâmica do ato de se vestir, ou da composição da aparência, destacando o espaco corporal como campo de relações que constituem os órgãos dos sentidos em órgãos da experiência.
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
resumo: O corpo e o corpo vestido expressam nossos humores e o que sentimos mais profundamente, bem como nos abre ao mundo, as coisas e aos outros. Nesse sentido, a presente comunicacao pretende reivindicar com mais ênfase o lugar do afeto envolvido na dinâmica do ato de se vestir, ou da composição da aparência, destacando o espaco corporal como campo de relações que constituem os órgãos dos sentidos em órgãos da experiência.
Espaçonave: O espaço como trajetória
Gaio Matos
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
resumo: De que forma os
sentidos espaciais se estabelecem, quem tem o poder de tornar lugares os
espaços? Quem dramatiza e faz do espaço uma instância com limites borrados e
deslizantes? A discussão passa pela
produção da arte e sua relação com o espaço desde o impressionismo até
os tecnodias atuais, semantiza os limites entre o aqui e o lá, o local e o
global, público e privado, fluxo. Isso nos faz pensar em um sentido de lugar
progressista, não fechado e defensivo, mas voltado pra fora e que se desenha a
partir de uma constelação de intensidades que se encontram e se justapõem em
redes de negociações e (des)entendimentos sociais que inclui a consciência de
suas ligações com um mundo mais amplo.
palavras-chave: Espaço; Intensidade;
Arte; Limite; Lugar; Fluxo.